Canudos do Vale, 26 de abril de 2024

COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS / Agentes Comunitários de Saúde terão salário reajustado

Agentes Comunitários de Saúde terão salário reajustado

08-08-2022

O projeto que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias foi aprovado por unanimidade.

Segundo o presidente Jerson Pilger (MDB), cabe ao município o pagamento de encargos como insalubridade e todas as despesas inerentes de contribuições patronais como INSS e FGTS, além de férias e 13º salário proporcional.

Ainda foi autorizado a Administração Municipal manter convênio com a Associação Hospitalar Marques de Souza para diversos atendimentos específicos não oferecidos na Unidade Básica de Saúde para a população.

Outra matéria aprovada foi a abertura de um crédito especial para auxiliar na ampliação e reforma do Posto de Saúde. O recurso foi liberado por meio do programa Rede Bem Cuidar RS. O montante chega a R$ 349,362,87.

Novo poço artesiano e custeio de arbitragem

Na última semana a Secretaria Estadual de Obras e Habitação anunciou a liberação de um recurso de R$ 70 mil para perfuração de um novo poço em Pinheirinho. Foi aprovada a abertura de um crédito especial para custear as despesas de equipar o poço após ele ser perfurado.

O último projeto aprovado concede auxílio financeiro para custeio das despesas de arbitragem aos clubes EC Minuano e EC Nova Berlim que vão disputar a Série A e B da 23ª Copa Certel Sicredi Aslivata 2022.

O EC Minuano estreia neste domingo, fora de casa, contra  equipe do Palanque, em Venâncio Aires. A categoria aspirante inicia às 13h30min e titular às 15h30min. Já o EC Nova Berlim joga contra o União da Germana, dia 21, em Roca Sales, a partir das 13h30min.

Caminhão para transporte de esterco líquido

Vantuir Schuster (PSB) sugeriu a compra de um novo caminhão para o transporte de esterco líquido. Justificou o pedido tendo em vista que o veículo atual muitas vezes está ocupado ou em manutenção.

“Em momentos de plantação que a maioria dos produtores precisa do auxílio e se não tiver optam por outros insumos e o esterco fica alojado sem destino posteriormente, causando mais um problema aos suinocultores.”

Citou que a proposta está no plano de governo e caso se registre outra estiagem, o caminhão será utilizado para transportar água e novamente não terá como retirar os dejetos das propriedade se levar para as lavouras.

Jerson Pilger (MDB) sugeriu a compra de um caminhão e tanque maiores. “Seria o ideal para conseguir atender a demanda.”

Estradas

Guido Schneider (PP) cobrou melhorias na estrada de Araguari. “Tem muito barro e falta material. Até patrolaram um pouco, mas não resolveram o problema.” Também pediu o conserto de uma luminária na frente de sua residência e a instalação de um ponto novo na casa de Eldo Ritter.

Creche de idosos

Orlandino Caliari (PP) comentou da possibilidade do município estudar a possibilidade de construir uma creche para idosos. Citou que muitas famílias têm idosos e não tem onde deixá-los, sendo esta uma boa opção.

“Poderiam levar de manhã e buscar de noite. Conseguimos tantas verbas para a saúde. Quem sabe um dia sobra um recurso para isso. Hoje muitos estão fora da cidade em outras instituições e fica até difícil de visitar. Acredito que merecem este cuidado.”

Jerson Pilger (MDB) elogiou a ideia, mas destacou os custos elevados para manter o programa. “Forquetinha começou e depois desistiu pelo alto custo. Hoje nenhuma cidade da região, estas de porte menor, teria condições de manter uma estrutura e profissionais para o cuidado necessário. A família precisa ter responsabilidade também. A ideia é boa, mas inviável no meu ponto de vista.”