Canudos do Vale, 28 de março de 2024

COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS / Programa incentiva construção de lagoas

Programa incentiva construção de lagoas

11-04-2022

Para garantir a construção de novas lagoas para armazenagem correta dos dejetos líquidos de suínos, a prefeitura vai implantar um programa de incentivo. Além do custeio de até 30% do total da obra (R$ 7.911,80), ainda será feita a escavação da lagoa, com máquinas da Secretaria de Obras, de forma gratuita.

Cada unidade deverá ter no mínimo capacidade de alojar 50 metros cúbicos, sem necessidade de cobertura. Autor da proposta, o presidente Jerson Pilger (MDB) elogiou a ação do Executivo.

“Além de ajudar no armazenamento correto, sem riscos de ser despejados em pontos irregulares, a estrutura e o esterco permitem ao produtor reduzir seus custos com uso de adubos químicos na lavoura, cujo valor aumentou muito nos últimos meses.”

Cavalgada da Integração

Alusivo aos 26 anos de emancipação, ocorreu entre os dias 8 e 10 de abril a Cavalgada da Integração com a participação de dezenas de cavaleiros de toda região. O vereador Jones Pessi (MDB), agradeceu ao prefeito Paulo Bergman (MDB), ao vice-prefeito Maico Berghahn (PSB), secretária da Educação Ana Paula Dalmoro Villa pelo auxílio na organização.

“É uma forma de integrar os tradicionalistas e apaixonados pela lida gaúcha na cidade. Foi um momento de lazer e de muita alegria. Queremos agradecer também a todos que participaram e nos recepcionaram tão bem nas comunidades por onde pernoitamos, jantamos, tomamos café e almoçamos.”

Pilger disse que o evento, assim como tantos outros, são importantes para divulgar as potencialidades do município. “As pessoas que vêm de outras cidades ficam admiradas com tudo o que feito aqui e por isso precisamos incentivar cada vez mais.”

Segundo Vantuir Schuster (PSB), estes incentivos financeiros ou mesmo a ajuda na organização precisam ser intensificados. “Temos o torneio de futsal, futebol sete, trilheiros e agora os cavalarianos. Eles levam nosso nome pela região ou até mesmo outros estados. Garante momentos de lazer e integração.”

Fabiano Rohden (MDB) concordou que estes eventos precisam continuar. “Alguns gostam de futebol, de bocha ou de cavalgadas como nosso colega Jones. A administração está de parabéns por auxiliar.”

Foto Giovane Weber/FW Comunicação