Canudos do Vale, 25 de abril de 2024

COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS / Projeto autoriza reforma e ampliação de Posto de Saúde

Projeto autoriza reforma e ampliação de Posto de Saúde

30-06-2022

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do programa Rede Bem Cuidar RS, liberou para a cidade um recurso de R$ 349.362,87.

Conforme o presidente Jerson Pilger (MDB), os recursos serão destinados para ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde. “É um programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde e ajuda a melhorar a infraestrutura e o atendimento à população.” A proposta foi aprovada por unanimidade.

Entrega de ureia

Fabiano Rohden (MDB) elogiou o programa de incentivo de distribuição da ureia. Este ano foi aplicado um valor de R$ 259 mil, com recursos próprios na compra de 1,4 mil sacos de 50 quilos cada.

“É uma boa ajuda, pois tivemos um ano de seca e o custo está muito alto do insumo. Outro ponto positivo é a entrega antecipada.”

Sementes de milho

Rohden sugeriu para a Secretaria da Agricultura aumentar o valor do auxílio concedido aos produtores na encomenda e pagamento de sementes de milho do Programa Troca-troca.

“Elas são de pouca qualidade e os valores cobrados por parte do governo são muito altos. Quase se pode comprar uma semente mais melhorada. Importante é elevar o incentivo.”

Verba de R$ 200 mil

Jones Pessi (MDB) e Rohden agradeceram ao deputado federal Márcio Biolchi (MDB) pela liberação de mais um recurso de R$ 200 mil para a área da saúde.

Conforme eles, esta emenda foi conquistada no ano passado em viagem a Brasília juntamente com o prefeito Paulo Bergmann (MDB) e o secretário de Saúde, Habitação e Assistência Social Rogério Primaz. “Ele sempre nos ajuda e apoia as nossas demandas. Precisamos valorizar isso”, destaca Pessi.

Jerson Pilger (MDB) disse que os recursos estão entrando no caixa da prefeitura e graças ao empenho de todos. “Às vezes somos criticados por ir até a capital federal, mas o resultado está aí. Além dos R$ 200 mil, já recebemos outros R$ 100 mil do deputado federal Giovani Feltes (MDB) e outras emendas vão ser depositadas.”

Estradas

Pessi falou do trabalho realizado pelo secretário de Obras Elton Caliari, sua equipe, o prefeito Paulo Bergmann (MDB). “Apesar das enxurradas ainda estragar alguns pontos recém-feitos, aos poucos as estradas ficam melhores. Todos estão muito empenhados em fazer o melhor e resolver os problemas.”

Solicitou ajuda dos moradores para auxiliar na abertura de valetas na frente de suas residências. “São pequenas atitudes que fazem toda diferença na conservação.”

Feijoada

Pessi convidou toda comunidade a participar da tradicional feijoada da Escola Municipal de Educação de Infantil Doce Infância no dia 9 de julho. O jantar ocorre às 20h, no Salão Comunitário, do Centro. Após, ocorre o Jogo do Bingo com diversas premiações.

Os cartões estão à venda na EMEI, na Fruteira Diedrich e na Barbearia do Dionatan ao preço de R$ 35,00 o adulto e R$ 15,00 o infantil.

Final Taça Integração

Rohden (MDB) destacou que mais uma vez o EC Minuano disputa a final da Taça Integração – Copa Sicredi Aslivata 2022. “O primeiro jogo é domingo aqui na cidade e precisamos todos apoiar para chegarmos com vantagem na decisão.”

A disputa será contra o SER São Rafael, de Cruzeiro do Sul. Pelos aspirantes jogam EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz – Santa Clara do Sul e o EC Canarinho, de Cruzeiro do Sul.